sábado, 10 de dezembro de 2011

O verdadeiro significado da solidariedade



Essa é a época do ano em que as pessoas parecem ficar mais sensíveis, amáveis, solícitas. O Natal carrega consigo todo esse encanto que faz as emoções fluírem. Então pensei: “por que não sermos assim o tempo todo? Qual o verdadeiro significado dessa tal solidariedade?”
Solidariedade vem do latim "solidare", que significa, etimologicamente, "solidificar", "confirmar". A origem é a mesma do adjetivo "sólido", significando "que tem consistência, que não é oco, que não se deixa destruir facilmente".Sendo assim, ser solidário é muito mais do que ajudar ao próximo que precisa de comida, agasalho ou presentes de Natal.
É lembrar de cuidar de quem está próximo de nós. O abraço no pai, o “eu te amo” pra mãe, o “muito obrigado” ao amigo, o “bom dia” ao vizinho. Começando com pequenos atos de solidariedade podemos servir de exemplo para os que estão ao nosso redor e assim “solidificar” o ensinamento divino “ Ama ao teu próximo como a ti mesmo”.
Diante do mundo em que vivemos hoje ser solidário é uma das práticas mais importantes e necessárias. Práticas que devem ser repetidas sempre, em todos os momentos, e não somente na época Natalina. Confirmar o amor diariamente, para não se deixar destruir.
Alguém sempre estará esperando para se deixar amar. O amor de mãe, de pai, filho, amigo, namorado, esposa, avô, avó e do garotinho na calçada. Porque o princípio é o amor. Foi com esse sentimento de amor, de solidariedade, que Deus nos fez. E é esse sentimento que devemos espalhar sempre.Li, não lembro onde, algo que dizia mais ou menos assim: “você só morre de verdade quando a última pessoa que tinha uma lembrança sua, morre também.” Se as lembranças que deixarmos nas vidas das pessoas forem marcadas de atos de solidariedade e de amor, com certeza continuaremos vivos nos corações para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário